APRENDENDO A JOGAR


O   REIMOVIMENTO E CAPTURA

O rei é a peça mais importante de todo o jogo, pois a sua perda significa conseqüente perda da partida.
Há duas formas distintas de mover o rei: uma veremos agora e outra veremos em movimentos especiais.
Ou seja, o rei pode movimentar-se para qualquer casa adjacente a casa que ele esta ocupando, desde que esta não esteja ocupada por outra peça de mesma cor ou esteja sendo atacada por uma peça inimiga.
Caso a casa para onde o rei deseja se movimentar esteja ocupada por uma peça inimiga, que não esteja sendo protegida por outra, o rei pode captura-la, ou seja, assumir a sua posição e retirar do tabuleiro a peça que anteriormente ocupava a casa.
O Rei é a peça mais importante, e por isto somos devemos zelar para que ele não seja capturado pelo adversário.
A ameaça que o rei recebe, chamamos de XEQUE, e quando esta ameaça não pode ser defendida, chamamos de XEQUE-MATE:

Xeque – Quando o Rei está atacado e tem como anular o Xeque e continuar a partida.
Xeque Mate – Quando o Rei é atacado e não tem como anular o Xeque – perde a partida.


O PEÃOMOVIMENTO  E  CAPTURA
 O peão tem um movimento de captura diferente do seu movimento comum, isto é, quando se movimenta, trafega pelas casas a sua frente, mas quando ataca, o faz em suas casas diagonais frontais. Ou seja, movimenta-se para frente e captura em diagonal uma casa. 





EN PASSANTMOVIMENTO ESPECIAL

En Passant é uma jogada especial, de captura, somente entre peões. 

Acontece quando um peão salta duas casas e fica ao lado de um peão adversário(coluna adjacente).
O Adversário tem a opção de  capturar o peão que acabou de avançar.
O peão do adversário vai para a casa que ele estava atacando.
Lembrar que este lance deverá ser realizado logo em seguida. Caso contrário, não poderá ser realizado.
TORREMOVIMENTO E CAPTURA

A torre se movimenta em linhas ou colunas,  e captura da mesma forma.

Seu movimento permite que ela percorra todo o tabuleiro de xadrez, ou seja, ela pode ocupar, se possível, qualquer uma das 64 casas.



ROQUEMOVIMENTO ESPECIAL

O roque é um movimento importante, em um só lance, é possível colocar o Rei em um lugar seguro. 
O rei movimenta-se duas casas para um dos lados. A torre é colocada no lado oposto onde se encontra do rei.
Como no jogo existe duas torres, há um tipo de roque para cada uma delas, para a torre da ala do rei, temos o Roque Pequeno, para a torre da ala da dama, temos o Roque Grande.

PROMOÇÃOMOVIMENTO ESPECIAL

Quando um peão percorre todo o tabuleiro, e não tem mais casas a frente ele pode ser trocado por outra peça, de maior valor:  cavalo, bispo,  torre ou dama. Não poderá ser substituído pelo Rei.



BISPOMOVIMENTO  E  CAPTURA

O bispo se movimenta em linhas diagonais, sempre de mesma cor, então um bispo que comece a partida em uma casa branca, terminará a partida em uma casa branca, a não ser que seja capturado pelo adversário.

DAMAMOVIMENTO E CAPTURA


Movimento igual ao bispo e torre. Ou seja, movimenta-se em linha, coluna e diagonal.

CAVALO

O cavalo é conhecido no xadrez como a única peça que pode saltar as próprias peças e as peças adversárias durante seu movimento.
É uma peça que altera muito seu potencial de domínio conforme sua centralização. Dominar de 2 a 8 casas.
Movimenta-se três casas. Duas para frente, lado direito ou esquerdo, ou para trás, e uma na perpendicular. 
Seu movimento pode ser melhor memorizado. Realizando um movimento igual a torre e um igual ao bispo.
A captura do cavalo é onde terminar o movimento. 



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