NOTICIAS




XADREZ ESCOLAR - E O DESENVOLVIMENTO NAS DEMAIS DISCIPLINAS:
REVISTA CONEXÃO PROFESSOR FAZ MATÉRIA SOBRE XADREZ ESCOLAR
sábado, 21 de março de 2009


"O jogo de xadrez é considerado pelos estudiosos como um importante instrumento pedagógico que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas.A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.Para Antonio Villar Marques de Sá, Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e um dos maiores especialistas em Pedagogia Enxadrística do Brasil, o xadrez, por se tratar de um jogo complexo, é uma das melhores atividades para desenvolver a capacidade intelectual dos jovens.“As crianças se desenvolvem muito bem no xadrez, apesar do estereótipo de que o xadrez é uma atividade para pessoas muito inteligentes ou ricas. É uma atividade muito socializadora. Pode ser trabalhada com pessoas de todas as classes sociais, de qualquer idade, sexo, portadores de deficiências...


Para o professor de Matemática e funcionário do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Itaperuna (RJ), Jorge Wilson Martins da Rocha, o xadrez deve ser utilizado sim como ferramenta pedagógica nas escolas, mas deve ser ensinado tanto por um jogador, que vai mostrar como se joga, quanto por um professor, que irá desenvolver o lado pedagógico da atividade. É fundamental a mescla entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico do xadrez para que se obtenham bons resultados. Jorge Wilson é tricampeão estadual do Espírito Santo. Em Itaperuna, o professor dá aulas de xadrez no Centro Educacional Rocha, no Centro Educacional Redentor, no Colégio Estadual Rotary e na escola particular Guimarães. Os especialistas acreditam que as crianças podem ser iniciadas no xadrez desde pequenas. Baseada em trabalhos que desenvolveu em pré-escolas do município de Bauru (SP), Rosa Maria Fernandes Scalvi, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), afirma que a partir dos cinco anos de idade a criança já apresenta habilidades para aprender os primeiros movimentos, o valor das peças etc. “Com sete anos a criança já é capaz de prever lances, elaborar estratégias e começar a entender as regras não só do jogo de xadrez, como de qualquer outro, entendendo que nem sempre é possível ganhar, que a quantidade de peças não significa superioridade no jogo etc.”, avalia Rosa Maria. Já o Professor Antonio Villar acredita que a idade ideal para uma criança enveredar pelos caminhos do xadrez seria aos oito anos, o que não impede que ela comece a ter os primeiros contatos com as peças e o tabuleiro antes disso.Para Wilson da Silva, mestre em Educação pela UFPR e doutorando também em Educação pela Unicamp, o xadrez merece crédito porque ensina às crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta. “É comum notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, por não entenderem o que o enunciado do problema lhes diz. Não sabem analisá-lo, aprendem fórmulas de memória; quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta. [...]. Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode aprender na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que essa valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo e a prática do xadrez”, destaca Wilson da Silva.Na sociedade de hoje não basta apenas ter o conhecimento, é preciso rapidez de raciocínio para tomada de decisão. Estamos sempre tendo que pensar em soluções para problemas cada vez mais urgentes e complicados. Por isso é muito importante ser criativo, usar a imaginação. Para tudo isso, o xadrez é uma ótima ferramenta.


Para Hindenburg Melão Jr., que entrou para o Guinness Book em 1998 com o “recorde mundial de xeque-mate anunciado mais longo em simultânea de xadrez às cegas”, é necessário que se façam algumas ressalvas quanto ao uso do xadrez como ferramenta pedagógica.“Infelizmente não há, que eu saiba, estudos bem conduzidos com a finalidade de avaliar os efeitos do Xadrez sobre o rendimento escolar ou sobre a evolução das faculdades intelectuais. Há muitos estudos, porém todos pecam em muitos aspectos. Um dos mais completos que conheço foi desenvolvido por Albert Frank, durante o período de 20 anos em que viveu na África, ensinando xadrez e Matemática a crianças e jovens. Albert é professor de Lógica e Matemática na Universidade de Bruxelas, árbitro internacional em várias revistas especializadas e fundador de uma sociedade internacional voltada para especialistas em Lógica e Puzzles chamada Ludomind. Recentemente foi campeão veterano da Bélgica, portanto possui uma excelente bagagem tanto para o ensino de xadrez quanto para o uso de ferramentas estatísticas de bom nível para investigar os resultados do estudo. No entanto, por limitações orçamentárias e de pessoal (professores) para colaborar, os estudos não tiveram como ser tão rigorosos quanto seria necessário, e as conclusões ficaram comprometidas. Há muitos estudos na Romênia, na Rússia, na Alemanha, na Inglaterra e em outros países. Até mesmo no Brasil há vários estudos que foram publicados nas extintas revistas Preto & Branco e Xadrez Coop, de trabalhos realizados por Antonio Villar Marques de Sá, Damaris Hadad, Joaquim de Deus Filho e outros. No entanto, os resultados anunciados nestas revistas carecem de teor científico por vários motivos metodológicos e técnicos. Um estudo de Joaquim de Deus Filho, por exemplo, se não me engano, se baseava numa amostra com 32 alunos. É um número muito pequeno, e não houve nenhum estudo com ferramentas estatísticas que permitisse isolar as variáveis que se desejava estudar. Apesar de todas estas ressalvas, intuitivamente me parece muito coerente supor que o Xadrez tenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, por exercitar muitas habilidades diferentes e por tornar o raciocínio mais organizado. Isso pode ter aplicação em todas as áreas do conhecimento”, destaca Melão.


Antonio Villar acrescenta ainda que o xadrez se apresenta como um excelente instrumento na formação de futuros professores das mais diversas disciplinas, uma vez que favorece a compreensão da estrutura do pensamento lógico, o que facilitará a transmissão dos conhecimentos aos seus alunos.


Outros benefícios do xadrez:


- Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
- Pode ser usado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo;
- Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais."



O XADREZ E A MULTIDISCIPLINARIDADE


É sabido que a prática do xadrez auxilia os alunos no seu rendimento escolar através do desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas. No entanto, é fundamental que o professor saiba como utilizá-lo pedagogicamente na sala de aula. Não se trata apenas de uma atividade que se restrinja às aulas de xadrez ou às horas de lazer do aluno. O xadrez pode e deve ser trabalhado em sala de aula, de forma multidisciplinar, seja dentro da Matemática, da História, do Português ou de qualquer outra disciplina. 

Segundo o Professor Sylvio Rezende, muitas pessoas só ligam a prática do xadrez à Matemática. “Isso é um equívoco. A abrangência do xadrez é muito maior e ele pode ser utilizado nas aulas de qualquer disciplina”, destaca.

O Professor Antonio Villar, da Universidade de Brasília, concorda que o ensino de xadrez possa ser integrado a todas as outras disciplinas da grade curricular. Para demonstrar isso, ele cita algumas formas de se trabalhar o xadrez em sala de aula junto a outras disciplinas:

História e Geografia - Podem ser enriquecidas pelo próprio fato de a origem do xadrez ser misteriosa, contando com diversas lendas e várias versões: “jogo do elefante” (siang k'i) na China no século 2 d.C. ou “jogo dos quatro membros” (chaturanga, em sânscrito) na Índia no século 6 d.C. Viajando por regiões como Pérsia e Arábia, o xadrez foi recebendo importantes contribuições desses povos antes de chegar à Europa por volta do século 10. Hoje, ele está presente nos cinco continentes.

Artes e trabalhos manuais - Os campos do conhecimento relacionados às Artes têm infindáveis relações com o xadrez. Além da confecção dos materiais enxadrísticos pelos próprios alunos, muitos livros, revistas, jornais, sites, CD-ROM e vídeos poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para ilustrar suas aulas, relacionando-as com balé, desenho, escultura, filatelia, publicidade e até arquitetura. Outra atividade possível é a criação e a apresentação de peças teatrais.

Ciências - O tabuleiro é um pequeno laboratório envolvendo observação, análise, hipótese e prova. Quanto à Física no Ensino Médio, uma aplicação, entre outras, será a construção, pelos alunos, de relógios de xadrez a partir de conhecimentos básicos sobre circuitos.

Matemática - No que concerne à Matemática, o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares...), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com “n” incógnitas...) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano...).

Informática - O xadrez é um excelente meio para apresentar a informática aos alunos: gestão de torneios, navegação na internet, rating dos enxadristas, torneio com computadores, entre outros.

Língua Portuguesa e línguas estrangeiras - Partidas entre escolas, por correspondência, por fax, pela internet, e por telefone são pretextos para um salutar intercâmbio com pessoas de diferentes culturas e até línguas.

No que se refere à Literatura, existem mil anos de rimas, versos, emoções, desencantos e encantos com a temática do xadrez: conto (Edgar Poe); crônica (Fernando Arrabal); ficção científica (John Brunner); história em quadrinhos (Walt Disney); memórias (Garry Kasparov); novela (Stefan Zweig); poesia (Fernando Pessoa); policial (Arturo Péres-Reverte) e romance (Vladimir Nabokov). Também deixaram muitas citações sobre o esporte-arte-ciência em suas monumentais obras: Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Machado de Assis e Monteiro Lobato.

Educação Física - Dependendo do objetivo do(a) professor(a) de Educação Física, o enxadrismo poderá ser utilizado enquanto atividade lúdica, esporte, ferramenta pedagógica ou lazer. Também é uma ótima alternativa para dias chuvosos.

________________________________________________________________________________

PESQUISAS COMPROVAM MELHOR RENDIMENTO ESCOLAR - CLUBE XADREZ MARABÁ  

_______________________________________________________________________________


Olimpiadas 2012 - Turquia. Istanbul
 Total de 150 países participantes.
Brasil Vence México por 3 a 1 na Rodada 10.  Veja


Classificação final após 11 rondas - Open

Rk.Nº.Inic.EquipaEquipaJogos  +   =   -  Des 1  Des 2  Des 3  Des 4 
13
ArmeniaARM1191119397.029.0155.00
21
RussiaRUS1191119388.528.5157.00
32
UkraineUKR1190218363.029.5147.00
46
ChinaCHN1181217390.529.5157.00
55
United States Of AmericaUSA1173117361.030.0142.00
69
NetherlandsNED1180316329.029.0133.00
727
VietnamVIE1164116313.529.0126.00
825
RomaniaROU1180316310.029.0128.00
94
HungaryHUN1171315368.028.0151.00
107
AzerbaijanAZE1163215344.029.0144.00
1115
CubaCUB1171315338.530.5130.00
1214
GermanyGER1163215334.526.0148.00
1316
PolandPOL1171315313.527.5138.00
1420
SerbiaSRB1163215307.028.5126.00
1522
ItalyITA1171315306.028.0134.00
1634
SwedenSWE1171315303.528.0125.00
1711
EnglandENG1163215300.526.0137.00
1839
DenmarkDEN1171315270.527.0121.00
1923
MoldovaMDA1162314348.529.5129.00
2010
BulgariaBUL1170414321.528.0134.00
2135
PhilippinesPHI1162314321.026.0152.00
2229
ArgentinaARG1162314316.025.0146.00
238
FranceFRA1162314305.026.5141.00
2433
UzbekistanUZB1162314303.027.0138.00
2528
SloveniaSLO1162314297.024.0138.00
2612
IsraelISR1154214296.025.0136.00
2719
CroatiaCRO1162314295.525.0137.00
2830
LatviaLAT1170414295.026.0136.00
2932
BelarusBLR1162314289.527.0127.00
3042
SlovakiaSVK1162314264.527.0122.00
3157
TurkmenistanTKM1162314255.024.5121.00
3261
AustraliaAUS1154214252.524.5119.00
3348
BangladeshBAN1162314227.526.0120.00
3417
Czech RepublicCZE1153313315.026.5139.00
3513
IndiaIND1137113309.525.5145.00
3626
GeorgiaGEO1153313306.026.5140.00
3718
SpainESP1161413286.525.0141.00
3849
FYROMMKD1161413275.525.0137.00
3924
BrazilBRA1161413274.024.0132.00
4021
GreeceGRE1153313269.028.0124.00
4136
AustriaAUT1153313258.525.5124.00
4231
TurkeyTUR1161413252.024.5132.00
4338
MexicoMEX1161413251.025.5121.00
4487
IBCAIBCA1153313249.026.0111.00
4554
NorwayNOR1161413247.525.5122.00
4656
MongoliaMGL1161413244.026.0121.00
4751
IcelandISL1161413241.026.0116.00
4872
Turkey 2016TUR161153313236.524.0122.00
4963
ParaguayPAR1161413234.025.0120.00
5040
KazakhstanKAZ1153313234.024.0119.00
5158
VenezuelaVEN1161413211.521.0131.00
5253
CanadaCAN1152412261.025.0131.00
5337
EgyptEGY1152412255.526.0123.00
5450
Bosnia & HerzegovinaBIH1144312254.023.0138.00
5571
PeruPER1152412253.523.5135.00
5646
ChileCHI1144312252.524.5120.00
5780
BoliviaBOL1152412235.525.5116.00
5860
TajikistanTJK1144312234.025.0120.00
5955
SingaporeSIN1160512233.525.5113.00
6064
PortugalPOR1160512232.524.5118.00
6145
IranIRI1152412229.022.5131.00
6273
South AfricaRSA1152412223.522.0122.00
6383
ZambiaZAM1152412223.026.0112.00
6486
MalaysiaMAS1152412222.524.0110.00
6581
KyrgyzstanKGZ1152412220.522.5119.00
6662
AlbaniaALB1144312210.023.5109.00
6796
Puerto RicoPUR1152412200.024.5104.00
6874
Faroe IslandsFAI1152412199.024.5107.00
6978
Dominican RepublicDOM1152412198.020.5122.00
7043
SwitzerlandSUI1151511241.024.5122.00
7170
UruguayURU1151511223.523.5119.00
7247
ColombiaCOL1143411222.524.0119.00
7368
IndonesiaINA1151511222.022.0122.00
7452
FinlandFIN1143411220.022.5122.00
7594
TunisiaTUN1143411219.022.5123.00
7665
ScotlandSCO1151511211.022.5117.00
7775
ICSCICSC1135311211.022.0122.00
78101
AlgeriaALG1151511211.020.5114.00
7966
QatarQAT1151511209.522.5125.00
80112
EstoniaEST1151511209.021.5119.00
8177
Costa RicaCRC1151511205.521.5118.00
8267
LithuaniaLTU1151511203.523.5112.00
8376
United Arab EmiratesUAE1151511199.521.0117.00
8499
GuatemalaGUA1151511178.522.0110.00
85107
BotswanaBOT1151511169.522.0104.00
8688
AndorraAND1151511160.020.5104.00
8769
IrelandIRL1150610237.022.5127.00
8844
MontenegroMNE1142510228.522.0129.00
8941
BelgiumBEL1142510206.521.0125.00
90108
UgandaUGA1142510204.022.5114.00
9195
LebanonLIB1142510200.522.5107.00
9285
ZimbabweZIM1142510198.022.0118.00
9389
IPCAIPCA1142510197.523.0110.00
9497
MyanmarMYA1150610181.521.0109.00
95105
JamaicaJAM1142510180.521.5102.00
96146
NigeriaNGR1134410175.521.0109.00
9791
New ZealandNZL1142510174.520.0116.00
9882
JordanJOR1142510170.021.0112.00
9993
MonacoMNC1150610161.021.0105.00
100103
YemenYEM1142510159.518.0108.00
101109
ThailandTHA1150610158.019.0110.00
102110
PanamaPAN1142510155.020.0103.00
103100
PakistanPAK1142510151.518.0108.00
104117
Sri LankaSRI1142510149.018.5112.00
105114
Trinidad & TobagoTRI1142510143.020.0105.00
10690
WalesWLS1150610140.020.099.00
107113
LibyaLBA1150610137.519.599.00
108147
EthiopiaETH1142510134.020.091.00
10959
EcuadorECU114169180.521.5110.00
11098
BarbadosBAR114169171.522.0102.00
111152
SudanSUD113359166.522.098.00
11284
LuxembourgLUX114169153.519.0116.00
113124
NepalNEP114169149.021.591.00
114106
AngolaANG94149147.520.598.00
115102
SyriaSYR114169141.517.0109.00
116155
AfghanistanAFG103349133.017.0100.00
11779
IraqIRQ114169131.518.5115.00
118119
CyprusCYP113359130.018.599.00
119111
El SalvadorESA114169128.019.595.00
120104
NicaraguaNCA114169122.015.5112.00
121139
HondurasHON114169119.017.099.00
122123
LiechtensteinLIE114169117.017.599.00
12392
JapanJPN113268156.518.0118.00
124133
South KoreaKOR112458141.018.092.00
125120
SurinameSUR113268132.017.599.00
126129
Hong KongHKG114078131.020.093.00
127136
MaldivesMDV113268124.517.5100.00
128116
Netherlands AntillesAHO113268120.516.097.00
129122
JerseyJCI112458119.518.085.00
130149
MozambiqueMOZ113268116.517.597.00
131127
MacauMAC113268114.517.090.00
132125
MalawiMAW114078104.015.593.00
133118
PalestinePLE11407894.514.589.00
134126
Papua New GuineaPNG11326885.016.589.00
135128
GuernseyGCI11326883.514.586.00
136131
HaitiHAI112367147.519.087.00
137135
MauritiusMRI113177139.519.094.00
138138
NamibiaNAM113177132.021.087.00
139121
KenyaKEN113177129.016.592.00
140140
Chinese TaipeiTPE113177116.017.587.00
141115
MaltaMLT112367113.017.094.00
142130
MauritaniaMTN112367108.016.091.00
143154
KuwaitKUW113177104.016.085.00
144142
ArubaARU112367104.015.590.00
145144
US Virgin IslandsISV113177102.018.575.00
146143
GhanaGHA113177101.517.583.00
147134
FijiFIJ11317792.516.588.00
148141
San MarinoSMR11317785.516.078.00
149148
Sierra LeoneSLE11317757.513.074.00
150137
Sao Tome And PrincipeSTP11308678.514.586.00
Mostrar lista completa
Anotação:
Desempate 1: Matchpoints (2 for wins, 1 for Draws, 0 for Losses)
Desempate 2: Olympiad-Sonneborn-Berger-Tie-Break without lowest result (Khanty-Mansiysk)
Desempate 3: points (game-points)
Desempate 4: Sum Matchpoints (2,1,0) without lowest result (Olympiad Khanty-Mansiysk)

-----------------------------------------------------------------------------  



Jogos Estudantis de Itaperuna 2012 - Modalidade XADREZ Acontecerá dia 13/09  às - 8 horas

Olimpíadas De Xadrez 2012 - Istambul - Turquia - 27/08 a 10/09/2012

Secretaria de Educação de Italva Realiza I Torneio de Xadrez

II Torneio Xadrez CE Rotary



Nenhum comentário: